Home O que é um Médico Otorrinolaringologista?

O que é um Médico Otorrinolaringologista?

 

  • O que é um médico Otorrinolaringologista Cirurgião Cérvico-Facial (ORLCCF)?

Seu médico ORLCCF é especialista nas seguintes áreas: Orelha, Audição, Equilíbrio, Zumbido, Nariz e Seios da Face, Olfato e Respiração, Alergia, Garganta/Laringe e Pescoço, Glândulas Salivares, Tireóide, Voz, Cirurgia Estética e Reparadora da Face -Orelha, Nariz, Olhos, Face-, Ronco e Apnéia do Sono.

E os tumores, benigos ou malignos, destas regiões.

  • Otorrinolaringologia?

Um ORLCCF é um médico especialista, que trata dos problemas da cabeça e pescoço, e especialmente da orelha, nariz  e garganta. Etmologicamente, o nome é uma abreviação de palavras mais complexas: OTO-RINO-LARINGOLOGIA: de origem grega, oto para orelha, rino para nariz e larin para garganta (laringe).

Há, aproximadamente, 60 anos, a ORL apliou sua atuação, além dos limites da orelha, nariz e garganta, para toda a região da cabeça e pescoço. Este fato, e o avanço da medicina e sua complexidade crescente ao longo das gerações, as especialidades médicas tem entrado umas nas outras. Recentemente, a ORLCCF foi segmentada em diversos campos de atuação: Otologia, Rinologia, Laringologia, Cirurgia Estética e Reconstrutor da Face, Cirurgia Craniomaxilofacial, Cancerologia da Cabeça e Pescoço, Alergia, Endoscopia Respiratória, ORL Pediátrica, etc.

  • Como tornar-se um ORLCCF?

Um ORLCCF inicia sua prática médica após 6 anos de graduação, 3 de residência médica (mínimo), e mais 1-2 anos de supra-especialização (fellowship), além da pós-graduação, tipo mestrado (2 anos) e doutorado (4 anos).

Após a conclusão da Residência Médica, o ORLCCF presta a prova de Título de Especialista (CFM/AMB),e caso exerça alguma área de atuação, na ORL, prestará o Certificado da àrea de Atuação (CFM/AMB).

Um ORLCCF, bem formado, deverá conhecer a anatomia, fisiologia, bacteriologia, farmacologia e patologia de todos os orgãos do seu campo de atuação. Além, da competência de realizar intervenções ciurúrgicas nestas regiões.

  • O que faz um ORLCCF?

O ORLCCF realisa numerosas intervenções cirúrgicas ao nível da orelha, do nariz, dos seios paranasais, da faringe, da laringe, da cavidade bucal, do pescoço, da tireóide, das glândulas salivares, além da face (estética ou reconstrutora, tecidos ósseos e moles).

A cirurgia da orelha, busca reestabelecer a audição, através da microcirurgia: uma estapedotomia ou implantação coclear. O especialista, através de outras técnicas cirúrgicas, busca intervir no tratamento de doenças, infecções ou alterações congênitas.

A formação direcionada para cirurgia facial, permite de praticar a cirurgia estética ou reparadora. Aplicando-se aos domínios do nariz, orelhas, palpébras, ossos circunvizinhos, e a toda face, para melhorar ou restaurar sua função e aparência: enxertos, retalhos, próteses, toxina botulínica e preenchimentos podem ser utilizados, como auxiliares cirúrgicos.

Certas técnicas são utilizadas para a cirurgia estética ou reconstrutora, como cirurgia das pálpebras e da face, melhora da forma e tamanho do nariz, das orelhas, do queixo, eliminação das rugas, camuflages das cicatrizes, além do tratamento da apnéia do sono (cirurgia esquelética) e dos traumatismos da face.

O treinamento permitirá, que o ORLCCF, planeje e pratique a cirurgia dos tratamentos dos tumores benignos e malignos (câncer), da cabeça e pescoço, com técnicas que permitam o retorno da forma e função.

O cuidado dos pacientes alérgicos, no âmbito das vias aéreas superiores, é reconhecido como uma função do ORLCCF. Muitos ORLCCF tema competência para melhorar os sintomas crônicos da alergia.

Os ORLCCF realizam, habitualmente, adenoidectomias, amigdalectomias, tratamento do sangramento nasal, cirurgias da mastóide, do nariz e seios da face, etc. Utilizam-se de equipamentos para testar a audição, examinar a garganta/voz, e o nariz.

Interagem na cirurgia endoscópica nasal, no tratamento das afecções da base anterior do crânio (junto ao neurocirurgião) e nas órbitas (junto ao oftalmologista).

A otorrinolaringologia, através das suas diversas áreas, pode ajudar, adequadamente, o paciente com afecções na cabeça ou pescoço.

 

Otoface Recife

Rua Epaminondas de Melo, 119 - 3º andar | Derby - Recife - PE | CEP 52010-050
Fone / Fax: 81 3423.1943 / 81 3076.9549 | E-mail: otofacerecife@otofacerecife.com.br